Seminário Institucional PIBID UFSC 2016/2

05/09/2016 18:40

A coordenação Institucional do PIBID UFSC e os coordenadores de sub-projetos organizaram o Seminário Institucional PIBID UFSC que ocorreu no sábado dia 03 de setembro no Auditório Henrique Fontes, Bloco B do CCE (Centro de Comunicação e Expressão) da UFSC.

O evento buscou estreitar os laços entre instituições e participantes do programa e teve como um de seus objetivos fomentar uma prática avaliativa dialogada e propositiva do PIBID, que possa balizar a caminhada do programa tendo em vista o percurso já realizado e os desafios que temos pela frente.

DSC_1105

Apresentação do evento feita pelo professor Hamilton de Godoy Wielewicki, coordenador institucional do PIBID/UFSC. Foto: Orlando Ferretti

No Seminário tivemos inicialmente uma apresentação artístico-cultural com o professor  Marcos Antonio Rocha Baltar, coordenador do sub-projeto de Letras-Português.

DSC_1087

Marcos Antonio Rocha Baltar com seu violão. Foto: Orlando Ferretti

DSC_1079

Publico de pibidianos chegando ao evento.  Foto: Orlando Ferretti

DSC_1092

Publico de pibidianos presente no evento. Foto: Orlando Ferretti

Durante o evento foi realizada a instalação oficial da Comissão Permanente de Acompanhamento do PIBID UFSC, com representação da Coordenação Institucional, dos professores coordenadores de área, dos bolsistas de Iniciação à Docência e dos professores supervisores das escolas que possuem projeto do PIBID UFSC.

Após a apresentação cultural teve início a Mesa Redonda com egressos do PIBID da UFSC. Participaram seis ex-alunos que foram integrantes de sub-projetos do PIBID.

DSC_1171

Mesa Redonda dos professores (todos egressos) que participaram do PIBID UFSC. Mesa sob a coordenação do professor Fábio Machado Pinto (do PIBID de Ed. Física). Da esquerda para a direita: Guilherme Braunsperger de Lima Vieira (História); Carlos Danilo de Oliveira Pires (Ciências Biológicas) ; Tairine Favretto (Física); prof. Fábio Machado Pinto (coor. do sub-projeto de Educação Física); Arthur Gomes de Souza (Ed. Física); Bruno de Leão Caldart (Ciências Sociais); Salvino Júnior Zampieri Alves (Química). Foto: Orlando Ferretti

DSC_1109

Prof. Arthur Gomes de Souza egresso do sub-projeto do PIBID de Educação Física. Foto: Orlando Ferretti

DSC_1123

Professor Bruno de Leão Caldart egresso do sub-projeto do PIBID de Ciências Sociais. Foto: Orlando Ferretti.

DSC_1128

Prof. Carlos Danilo de Oliveira Pires, egresso do sub-projeto PIBID de Biologia.  Foto: Orlando Ferretti.

DSC_1155

Professor Guilherme Braunsperger de Lima Vieira, egresso do sub-projeto PIBID de História. Foto: Orlando Ferretti.

DSC_1160

Professor Salvino Júnior Zampieri Alves, egresso do sub-projeto PIBID em Química. Foto: Orlando Ferretti.

DSC_1166

Professora Tairine Favretto, egressa do sub-projeto PIBID de Física. Foto: Orlando Ferretti.

DSC_1139

Auditório lotado ao final da Mesa Redonda. Foto: Orlando Ferretti.

Das 11:20 até às 12:20 ocorreram as Rodas de Conversa com a discussão sobre como os participantes avaliam o PIBID. Foram três espaços, sob orientação dos professores coordenadores dos sub-projetos.

DSC_1179

Roda de Conversa coordenada pela professora Tereza Cristina Rozone de Souza (Coordenação de Área de Gestão de Processos Educacionais). Foto: Orlando Ferretti.

DSC_1183

Roda de Conversa coordenada pelo professor Paulo José Sena dos Santos (coordenador do sub-projeto PIBID de Física). Foto: Orlando Ferretti.

DSC_1201

Roda de Conversa coordenada pela professora Mônica Martins da Silva (coordenador do sub-projeto PIBID de História). No momento uma pibidiana estava expressando sua convicção em participar do PIBID. Foto: Orlando Ferretti.

Às 12:20 passamos para a parte final do evento com a apresentação breve das reflexões pontuadas nas Rodas de Conversa e uma avaliação sobre o evento.

DSC_1255

Mesa de encerramento coordenada pelo professor Fábio Machado Pinto. Foto: Orlando Ferretti

DSC_1214

Professora Mônica Martins da Silva (coordenador do sub-projeto PIBID de História) tecendo os apontamentos da Roda de Conversa. Foto: Orlando Ferretti.

DSC_1233

Público presente no encerramento. Foto: Orlando Ferretti.

DSC_1238

Professor Paulo José Sena dos Santos fazendo as pontuações geradas pelas reflexões na Roda de Conversa que coordenou. Foto: Orlando Ferretti.

DSC_1249

Professora Tereza Cristina Rozone de Souza  fazendo as pontuações geradas pelas reflexões na Roda de Conversa que coordenou. Foto: Orlando Ferretti.

DSC_1265

Professora Josalba Ramalho Vieira diretora do Colégio de Aplicação da UFSC tecendo seus comentários sobre o evento e sobre a importância do PIBID para a Escola. Foto: Orlando Ferretti.

DSC_1271

Professor Hamilton de Godoy Wielewicki coordenador institucional do PIBID/UFSC encerrando o evento. Foto: Orlando Ferretti.