PIBID – UFSC
  • Nota de repúdio: universidades e institutos se manifestam contra PL das cotas raciais em SC

    Repostado de: https://noticias.ufsc.br/2025/12/nota-de-repudio-universidades-e-institutos-se-manifestam-contra-pl-das-cotas-raciais-em-sc/

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC) assinam nota conjunta de repúdio ao projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira, 10 de dezembro, que trata, entre outros temas, da extinção das cotas raciais em universidades estaduais.

    Leia abaixo a nota na íntegra


    Um devasto 10 de dezembro em Santa Catarina

    As universidades e institutos federais, bem como a Universidade do Estado de Santa Catarina, vêm a público manifestar, com profunda indignação, seu repúdio à aprovação, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), do projeto de lei que, entre outras coisas, extingue as cotas raciais em universidades estaduais.

    As universidades federais e institutos federais do Estado de Santa Catarina vêm a público manifestar, com profunda indignação, seu repúdio à aprovação, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), do projeto de lei que, entre outras coisas, extingue as cotas raciais em universidades estaduais.

    Trata-se de um ato inaceitável, irresponsável e profundamente regressivo, que despreza décadas de luta por justiça racial e ignora evidências acadêmicas, históricas e sociais incontestáveis. É especialmente revoltante que essa medida tenha sido aprovada justamente no Dia Internacional dos Direitos Humanos, dia 10 de dezembro, data dedicada à defesa da dignidade, da igualdade e da proteção das populações historicamente violadas. A escolha desse dia para retirar direitos é tão simbólica quanto devastadora.

    As cotas raciais são mecanismos concretos que ajudam a dirimir desigualdades históricas, enfrentando o racismo estrutural e concedendo oportunidades reais de acesso ao ensino superior para pessoas que historicamente foram mantidas à margem das universidades. Longe de constituírem “mecanismos ideológicos”, as cotas representam políticas de reparação social, reconhecidas nacional e internacionalmente como medidas essenciais para corrigir assimetrias profundas e persistentes em nossa sociedade. Elas também refletem os valores de compromisso social, democracia, equidade e respeito à ciência e às relações humanas que as Universidades e Institutos, enquanto pilares do desenvolvimento do país, representam e defendem.

    Acreditamos que a qualidade da educação se constrói na pluralidade de discursos, ações e currículos. A eliminação das cotas raciais não apenas exclui pessoas, mas também suas ideias e contribuições, empobrecendo a diversidade que enriquece a ciência e a educação em Santa Catarina. Precisamos sempre nos lembrar que somos um estado constituído pela diversidade, por esse motivo ter cotas garante a inserção de todos e todas nos mais diferentes espaços, sobretudo os acadêmicos e científicos. Nesse sentido, cabe entender que no contexto catarinense as cotas são fundamentais para um percurso de construção social mais inclusivo.

    Ao passo que nos solidarizamos com as instituições estaduais, gestores, servidores, estudantes e comunidades afetadas, conclamamos nossas comunidades para integrar um movimento que direcione esforços para que o Governo do Estado não sancione essa lei. Sua sanção significaria institucionalizar um retrocesso histórico, reafirmando desigualdades inaceitáveis e negando a milhares de jovens o direito a uma educação superior inclusiva e plural.

    Reafirmamos nosso compromisso com a luta contra o preconceito e a discriminação e seguiremos defendendo, com firmeza e responsabilidade, políticas de inclusão e equidade racial, pilares indispensáveis para o futuro democrático do país. Não aceitaremos retrocessos.

    Universidade Federal de Santa Catarina
    Universidade Federal da Fronteira Sul
    Instituto Federal de Santa Catarina
    Instituto Federal Catarinense
    Universidade do Estado de Santa Catarina


  • Nota de Pesar

    É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Nacau Gakran, do povo Laklãnõ-Xokleng. Como estudante do curso de licenciatura indígena, da Universidade Federal de Santa Catarina, ele também atuava como bolsista de iniciação à docência do PIBID, na Escola Indígena Laklãnõ. Diante dessa perda irreparável, expressamos as nossas mais sinceras condolências e nos solidarizamos com familiares, amigos e colegas de curso, desejando que encontrem conforto nesse momento difícil.

    Florianópolis, 09 de dezembro de 2025.

    Coordenação do PIBID- UFSC


  • Inscrição para Coordenador(a) de Área de Gestão de Processos Educacionais (CG) do PIBID/UFSC – Edital nº 01/2025/PIBID/UFSC

     

    A Universidade Federal de Santa Catarina torna público o Edital nº 01/2025/PIBID/UFSC, de 31/07/2025, que trata da seleção de 1 (uma) vaga para Coordenador(a) de Área de Gestão de Processos Educacionais para atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), regulamentado pela Portaria CAPES nº 90, de 25 de março de 2024, e pelo Edital PIBID nº 10/2024.

    📅 Período de inscrições: de 01 a 12 de agosto de 2025
    📌 Início previsto das atividades: 01 de setembro de 2025

    Para mais informações sobre a vaga, requisitos e processo seletivo, acesse o edital completo no link abaixo:
    🔗Edital nº 01/2025/PIBID/UFSC

    📢 Resultados:

    • Resultado Preliminar: 20 de agosto de 2025
    • Resultado Preliminar: Acesse Aqui  (publicado em 20 de agosto de 2025)
    • Resultado Final: 22 de agosto de 2025
    • Resultado FINAL: Acesse Aqui  (publicado em 22 de agosto de 2025)

    Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação Institucional do PIBID/UFSC pelo e-mail: pibid@contato.ufsc.br


  • III Seminário Institucional do PIBID-UFSC- edição 2024/2026!

    Vem aí o III Seminário Institucional do PIBID-UFSC- edição 2024/2026! 

     

                               

    O evento acontecerá no Campus Florianópolis, entre 19 e 20 de Setembro de 2025, com o tema PIBID e Escola Pública na formação de professores. Todos os subprojetos deverão participar do nosso Seminário, visando a socialização de conhecimentos e experiências. Haverá dois formatos de participação: submissão de trabalhos, que serão posteriormente publicados em e-book do evento e participação presencial no evento.

    Para acessar as orientações para submissão de trabalhos, confira a primeira circular.

    Acesse aqui a 2° Circular do evento: informações gerais sobre o primeiro e segundo dias do seminário. Segunda Circular

    Você pode acessar a programação completa das rodas de conversa  AQUI

    Divulgue entre colegas e comunidade externa essa oportunidade imperdível de discutir docência e formação docente!

     


  • Informativos PIBID

     

    Está no ar o oitavo informativo do PIBID UFSC – Edição 2024/2026!

    Saiba mais sobre as atividades realizadas pelo PIBID Interdisciplinar Espanhol, Francês e Italiano durante o mês de Novembro e Dezembro de 2025!

    Acesse a edição completa aqui!